quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Saudades!


Estou com saudades de todos vocês amigos que acompanham comigo essa grande aventura que é descobrir como viver essa vida de forma mais sustentável.
Espero em breve poder voltar a atualizar o Ciclicca todos os dias e poder divulgar boas idéias. Por enquanto vou aproveitando o tempo possível para colocar em dia alguns assuntos que foram ficando pendentes e tentando responder aos e-mails e comentários.
Um grande abraço para todos!
Cristiane Iannacconi

Mimirabolantes






Minha amiga querida Monique Futscher, autora do Mimirabolantes, não pode comparecer pessoalmente ao evento. Mas engajada como é, tratou de enviar uma representante oficial, sua irmã Clemence, que participou de todas as atividades do início ao fim do evento.

Ana Branco e o BioChip!








Ana Branco, que orienta projetos de design social na PUC-Rio e é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas sobre saúde e alimentação.

Ela participou da Festa CicliCCa falando sobre a germinação de sementes e a produção do Suco de Luz do Sol, fonte de cura porque contem informações vitais para o nosso organismo.
A Ana defende a alimentação Viva com vegetais e sem cozimento. Essa é a única maneira de preservar as informações vitais contidas nos alimentos. O alimento levado ao fogo sofre um processo de acidificação que vicia o organismo e destrói seu potencial nutritivo. Já a semente germinada é como um chip de computador repleta de informações naturais, uma cápsula de vida e cura natural mais eficiente que qualquer remédio ao alcance de todos.

Para quem perdeu ou quer mais informações, em Março começa o curso do BioChip na PUC.

Entrevista com gari na Revista





Essa entrevista saiu na Revista do Jornal O Globo de Domingo 6 Dez 2009.
Ele fala sobre a decisão do prefeito de parar a Coleta de lixo por um dia no Rio e da falta de educação do carioca.
Estudei no Colégio Santa Marcelina e lembro de um recreio logo após as férias. O sinal tocou anunciando o fim do recreio e antes de voltarmos para a sala, a diretora Ir. Marinez pegou um microfone para nos falar. Em questão de segundos, antes mesmo que ela pedisse, estávamos todos em silêncio. “Quando vocês chegaram para brincar o pátio não estava assim, estava?” Todos olharam em volta e acredito que tenham sentido vergonha comigo. Não creio que eu tenha jogado lixo no chão naquele dia porque meus pais me educaram, mas também senti vergonha daquilo. O piso do pátio estava cheio de copos plásticos, embalagens de biscoito e coisas do tipo. Ela nos convidou a juntar tudo e colocar no devido lugar. Todos juntos começamos a juntar o que estava jogado no chão e colocar nas grandes lixeiras ao redor do pátio. Mais uma vez, em questão de segundos, o pátio ficou limpo e assim permaneceu até o final do ano letivo.

O “Garizinho”





Esse é o Garizinho. Obra da Terezinha Larcher. Muito fofo!
O Ian ganhou quando fez um ano e ele fica na porta do quarto, onde eu também coloquei esse protetor de espuma*.
O protetor evita que meu pequeno bata a porta e prenda os dedinhos. Para não bater com o vento, usei um pedaço menor da mesma espuma entre a porta e o piso.
* Essa espuma veio na embalagem de um computador. Preferi dar-lhe novo uso a joga-la no lixo. Evitei comprar mais um produto industrial alimentando a cultura do consumo e ter em mãos mais uma embalagem para descartar gerando mais lixo...

Festa CicliCCa: Agradecimentos!




Muita gente me ajudou a realizar a Festa CicliCCa e tenho muito que agradecer.
Meus pais Valéria e Gerson se responsabilizaram pela decoração tão elogiada. Eles deram o maior duro para criar o clima alegre do Natal que, tenho certeza, encantou a todos. Minha avó Neusa também contribuiu fazendo algumas peças de acabamento belíssimo.
A incansável Monique Futscher não pode estar presente no evento, mais sua contribuição foi fundamental em diversos momentos, fosse com apoio moral, material, divulgação e por ai vai. Sua enviada especial, Clemence Emoingt, se juntou a nós e participou do evento do início ao fim no maior pique.
A brilhante Ana Branco veio alimentar-nos de luz.
Pudemos contar ainda com a generosidade de Terezinha Larcher, Rozane Pais, Leila Porto, minha querida amiga Ilma, Ana Cláudia Bessa e sua linda família.
Tantas outras pessoas que ajudaram a divulgar por e-mail e em seus blogs.
Ao bureau de impressão A Cores Digital do Downtown Barra (parceiros de longa data) pelos cartazes.
Adorei conhecer vocês todos e poder contar com seu apoio em prol da sobrevivência das espécies (inclusive a nossa) nesse planeta lindo!
MUITO OBRIGADA!!!

Oficina de Bolas de Pet com Valéria L Lopes. plastic ball workshop





Além das oficinas de Leitura e de Brinquedos Ecológicos, tivemos a oficina de Bolas de Pet oferecida de última hora pela Valéria L Lopes.

Sei que estão todos querendo aprender a fazer as bolas, por isso estou tentando conseguir um tutorial para disponibilizar aqui. Aguardem.

Oficina de Brinquedos Ecológicos com Terezinha Larcher. ecological toys workshop






Terezinha Larcher, que trabalha com pet, encantou crianças e adultos com seus bonecos de tampinhas.

Oficina de Leitura com Rozane Pais






Rozane Pais contou a história d’O Menino do Boné Verde para as crianças. Rozane também trouxe seu recém lançado A Fábrica de Chocolate das Crianças e autografou ambos para o sorteio.

Participamos da campanha TicTacTicTac






Quem foi a Festa CicliCCa participou conosco da campanha TicTacTicTac.
Assinamos o documento enviado para a COP15 para pressionar os chefes de governo a assinar um acordo justo pelo clima.
O Sting e Jason Mraz não vieram à Festa CicliCCa, mas também assinaram, rs.